Estação Ferroviária de Vianópolis
Implantada no município de Silvânia, a estação de Vianópolis provocou de imediato o surgimento, como várias outras estações construídas à época, de um pequeno comércio que logo se transformou em arraial, só emancipado em 1948. Representa, juntamente com a estação de Ponte Funda, no mesmo município, o conjunto que melhor se destaca pela elaboração e riqueza de detalhes construtivos, revelando grande atenção de seus construtores. Vale ressaltar que a estação de Vianópolis só foi superada, em qualidade de projeto, pela estação de Goiânia, inaugurada em 1952.
Implantada no município de Silvânia, a estação de Vianópolis provocou de imediato o surgimento, como várias outras estações construídas à época, de um pequeno comércio que logo se transformou em arraial, só emancipado em 1948. Representa, juntamente com a estação de Ponte Funda, no mesmo município, o conjunto que melhor se destaca pela elaboração e riqueza de detalhes construtivos, revelando grande atenção de seus construtores. Vale ressaltar que a estação de Vianópolis só foi superada, em qualidade de projeto, pela estação de Goiânia, inaugurada em 1952.
Viveu seu período de maior efervescência por ocasião da construção de Brasília. Em decorrência de sua localização, era um dos pontos onde se depositava o material construtivo, que, vindo pela via férrea, era posteriormente levado por caminhões até a nova capital, já que os trilhos não chegavam lá.
É praticamente a estação que apresenta maior área de entorno, possibilitando um melhor aproveitamento de urbanização e paisagismo como forma de valorização do edifício da estação, tombado como patrimônio histórico municipal. Galpões e casas de funcionários podem ainda ser ali encontrados, o que proporciona uma ambiência própria dos momentos em que a linha férrea era a principal fonte de renda, informação e centro de atenção dos moradores do local.
O corpo do edifício apresenta pequenas proporções e número reduzido de compartimentos, contrapondo-se à extensa plataforma, o que revela o intenso uso de outrora.
Situado em local privilegiado, o edifício destaca-se por promover uma ampla visualização do núcleo urbano, além de poder ser visto por todos os que passam pela cidade, já que se encontra às margens da principal via de comunicação entre Brasília e Caldas Novas. A proteção desse monumento é feita
na esfera municipal:
pela Lei 011/88, de 03 de junho de 2001.
Situado em local privilegiado, o edifício destaca-se por promover uma ampla visualização do núcleo urbano, além de poder ser visto por todos os que passam pela cidade, já que se encontra às margens da principal via de comunicação entre Brasília e Caldas Novas. A proteção desse monumento é feita
na esfera municipal:
pela Lei 011/88, de 03 de junho de 2001.
Não é por nada não, mas as Estações de Catalão e, especialmente, a de Ipameri tem estrura e arquitetura muito superiores a de Vianópolis!
ResponderExcluirsem dúvida, mas a qualidade dessas estações está ligada à característica déco da de Catalão e à organização de planta e volumetria na de Ipameri. O que falo de Vianópolis e Ponte Funda nesse texto,está ligado a questões relacionadas aos detalhes e elementos decorativos que as outras não apresentam. Gosto também da segunda de Goiandira.
ResponderExcluir