segunda-feira, 23 de julho de 2018

Lenine Bueno comenta Augusto o manganês



Augusto, metal brilhante!

Com atenção, com carinho e prazer atravessei o século vinte em companhia do meu amigo Dirceu, visitando lugares, humanos muito humanos, característica central da classe trabalhadora brasileira, da Velha capital e das minas gerais, percorrendo um itinerário bastante peculiar entre a metrópole cosmopolita e hedonista de todos os brasis até o interior mineiro, de quietude ensimesmada tão marcante no mundo rural brasileiro.
E ele me apresentou pessoas, gente que trabalha, constrói e perpassa os causos e imaginações, capazes que são - e o foram - de construir a identidade nacional, com todos os tropeços e obstáculos colocados pela dominância de um patriarcado conservador e ciosos de seus privilégios, capaz de tudo para mantê-los. Do Meyer a Conceição da Barra de Minas os tropeços e obstáculos são superados com denodo, perspicácia e alegria. A brincadeira que roda e rola ao redor e por dentro dos estimulantes encontros de famílias, de amigos, de patrões quase empregados e trabalhadores quase patrões nos indica um convívio fraterno onde a troca de saberes acontece entre aqueles que chegam e aqueles que estão, fazendo com que mesmo em ritmo lento os acontecimentos do dia a dia se confundam com a vida, com o longo prazo, com a construção da historia.
Na escrita do Dirceu, não se sufoca o afeto e este não se encerra nem é contido, se levanta e se espraia nos córregos e rios dos gerais, nas ruas dos subúrbios cariocas e nas descobertas constantes: da música, do cinema, da vida cotidiana, incorporando os bordões publicitários no seu contexto de época e nos ajudando também a entender aspectos inusitados de nossa história cultural, do “tipo faceiro” salvo pelo rum creosotado, passando pelo Biotônico Fontoura, pelo Regulador Xavier - que tinha a “confiança da mulher”-, o bonde, repaginado hoje como veiculo leve sobre trilho - , o som da cidade, as esperas e paqueras, uma cultura feita de sonhos, do assistir e reter aquilo que às elites endinheiradas era objeto de prazer...
Mas o “mundo gira e a Lusitana roda”.
E no grande painel traçado pelo Dirceu, elementos centrais da formação de varias gerações de brasileiros aparecem com naturalidade: o rádio - Nacional! - o cinema de Clark Gable a Oscarito, do novelão à chanchada, passando pelos nossos sambistas e chorões, o futebol, Albertinho Limonta, Mamãe Dolores que se forma a partir dos preconceitos racistas que O tempo Levou, mas que na nossa doce ingenuidade na naturalização das diferenças forjadas pelo nosso patriarcado...
E são muitas e diferenciadas as lições. Nada mais estimulante do que saber do Adail, que “(...) mantem sempre um comportamento antirracista, inimigo das desigualdades, um anarquista (...) dedicando grande esforço para conviver com esta desigualdade, tornou-se mesmo sem esta noção, um socialista”. E mais, um brasileiro que acredita em seu país e guarda um capital de esperanças inesgotável...
Assim, no momento em que os capitães do mato saem de suas tocas e se põem à caça, o presente exige a força das convicções sempre presentes na vida dos trabalhadores. É educativo - e transformador - atentar para o cuidado presente na transmissão do conhecimento entre todos fazendo com que especialidades se destaquem e mesmo a força do senso comum no fazer das coisas e edificação das idéias, como argamassa de sustentação da construção social; esta, ao lado da solidariedade e da alegria lapidam a dureza da vida, dando condições para temperar o aço e o sentido da esperança a esta imensa legião de humilhados e ofendidos que construiu  e constrói este pais.
Dirceu, obrigado por nos lembrar da força do povo e dar um sentido esperançoso à vida, tão necessário quando o ovo da serpente está por eclodir, no ano em que Bergman faria cem anos, para nos remeter ao cinema, tão presente nas tuas memorias!
Um grande abraço do
Lenine. 
PS - Não sei se foi delírio, mas me pareceu ouvir um chorinho nos entremeios da escrita, misturada a um grito de gol em um Fla-Flu iniciado uns dois mil anos antes do nada...



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