quarta-feira, 28 de julho de 2010

Curitiba déco


Como toda capital brasileira em atividade construtiva na primeira metade do século XX, Curitiba também apresenta um considerável acervo de edifícios com características déco. São construções de caráter oficial, residencial e mesmo monumentos implantados nas muitas praças, parques e espaços públicos existentes na cidade.

agência central dos Coreeios e Telégrafos

Um dos bons exemplos dessa arquitetura, em Curitiba, é a sede dos Correios e Telégrafos, edifício que apresenta projeto muito bem resolvido, com fachadas implantadas de forma simétrica, em terreno de esquina e que, apesar de possuir apenas três pavimentos, se destaca em relação ao entorno, com uma monumentalidade ímpar.


edifícios que associam as atividades comerciais e residenciais

Alguns edifícios, também de pequeno porte, associando atividades comerciais e residenciais, conseguem um considerável destaque no meio urbano, existindo mesmo aqueles que apresentam, no piso do hall de entrada, desenhos elaborados com pastilhas, seguindo as características do modelo arquitetônico utilizado no conjunto.

edifício residencial, modificado para atender também como comercial e que apresenta no hall de entrada, o desenho da imagem seguinte


Diferente de cidades como Goiânia, implantadas no período de vigência do déco, Curitiba possui em seu acervo, edificações eminentemente residenciais muito bem elaboradas em vários de seus bairros centrais, representados tanto por construções unifamiliares, como por edifícios de apartamentos.

residência unifamiliar e...

edifício de apartamentos.

Com características déco, um dos mais bem elaborados monumentos pode ser visto na praça que se abre à frente do Teatro Guaíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário