sábado, 21 de março de 2009

Barão de Mossamedes: um diário de viagem

Quarto governador da Capitania de Goyaz, JOSÉ DE ALMEIDA DE VASCONCELLOS SOVERAL E CARVALHO, saiu de Lisboa em setembro 1771, chegando a Vila Boa em julho do ano seguinte, empreendendo a partir daí, uma viagem que objetivava conhecer in loco a região que deveria administrar.
O livro que recebe o nome de DIÁRIO DE VIAGEM DO BARÃO DE MOSSÂMEDES: 1771 – 1773 (Trilhas Urbanas, 2006), é o resultado das anotações feitas pelo ajudante-de-ordens Thomas de Souza, no decorrer das duas viagens efetuadas por esse Governador em território brasileiro – a primeira do Rio de Janeiro a Vila Boa e a segunda pelo interior da Capitania de Goyaz. Encontrado no Arquivo da Biblioteca da Universidade de Coimbra, em Portugal, esse documento possui, segundo Paulo Bertran, uma cópia no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
De grande importância para o conhecimento da história de Goiás nas décadas finais do século XVIII, esse documento mostra como se organizavam os caminhos, os núcleos mineradores, as milícias e a própria população, com suas estruturas religiosas, culturais e sociais.
Transcrito e organizado pelo historiador Antonio César Caldas Pinheiro (diretor do IPEHBC) e pelo arquiteto Gustavo Neiva Coelho (professor de história da arquitetura na UCG), o DIÁRIO DE VIAGEM DO BARÃO DE MOSSÂMEDES: 1771 – 1773 é o primeiro exemplar de uma série de documentos que se pretende divulgar sobre a história goiana.

Um comentário:

  1. prezado senhor
    Gostaria de perguntar como posso adquirir o livro: "DIÁRIO DE VIAGEM DO BARÃO DE MOSSÂMEDES: 1771 – 1773"
    Grata
    Mônica
    montrins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir