quinta-feira, 26 de março de 2009

e por falar em poesia...


BRAZ JOSÉ COELHO, nascido na cidade de Silvânia - GO, em 1938, tem seu nome ligado à literatura em Goiás, ao longo das últimas quatro décadas não só por seus estudos sobre lingüística, mas também por seus livros de contos – Peonagem e Cabroeira (1971) e Os Cães e a Rede (1978) – adotados nos vestibulares das Universidades Federal e Católica, de Goiás, e Um homem e sua família (1997). Com participação em antologias e mesmo em trabalhos esparsos foi sempre através da prosa que a produção literária de BRAZ JOSÉ COELHO se manifestou.
O livro UMA INTENÇÃO DE POESIA (Trilhas Urbanas, 2005) passa a ser a primeira publicação em que BRAZ JOSÉ COELHO utiliza a poesia como forma de expressão. Não significa isso, que seja uma tentativa nova de trabalhar a literatura, já que os poemas apresentados nesse livro foram elaborados, trabalhados e reestruturados ao longo do tempo, desde sua juventude, em meados da década de 1950 e somente publicados em 2005 quando o autor os considerou prontos para serem apresentados ao público.
Em breve, poemas do livro UMA INTENÇÃO DE POESIA, de BRAZ JOSÉ COELHO.

Um comentário:

  1. Os escritos de Braz Jose Coelho possuem o cheiro e a cor de Goiás sem perder a capacidade de falar da (des)aventura do ser humano. Seus escritos possuem a honestidade e o retrato dos homens dos "sertões", os conflitos da vivência urbana...Quem conhece Braz pelos livros é um privilegiado mas, quem tem a sorte de conviver com esse artista, pode afirmar que sua vida ficou mais rica.
    Braz, obrigado por fazer parte da nossa vida.

    ResponderExcluir