quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

a arquitetura de José Amaral Neddermeyer


COLÔNIAS ESCOLARES EM SÃO PAULO

Em 1933, o governo do estado de São Paulo, incentivado pelo processo desenvolvido em países como Alemanha e Itália, abriu concurso público para seleção de ante-projeto para construção de colônias de férias, determinando três tipos diferenciados de implantação, sendo o primeiro tipo destinado a meia altitude, o segundo para o campo e o terceiro para beira mar.

É interessante observar a atenção que nesse período se dava a questões relacionadas à saúde física, moral e intelectual das “futuras gerações”. Justificando a preocupação do governo em promover tal concurso, Francisco Figueira de Mello diz, em entrevista ao JORNAL DO ESTADO, de 16 de julho de 1933, que “o valor social e racial das Colônias de Férias, é de tão grande e evidente magnitude, que é equivalente à preparação do granítico alicerce sobre o qual se erguerá o grandioso edifício da futura nacionalidade”. Discurso bem ao sabor do governo Vargas, principalmente quando se observa que a imagem utilizada para ilustrar a matéria do jornal é a fotografia de uma Colônia de Férias na Alemanha.


Com uma concorrência modesta de sete apenas projetos, dois foram os que receberam o prêmio de primeiro colocado, sendo um para meia atitude e outro para praia e, de acordo com os jornais da época, o de meia altitude deveria ser construído em São José dos Campos e a de praia, em Cananéia.
Concorrendo na categoria meia altitude, com o pseudônimo de “Arco-Iris”, Neddermeyer conseguiu classificar-se em primeiro lugar, sendo a comissão julgadora composta por Mauro Álvaro – chefe da Engenharia Sanitária –, Prestes Maia e Alexandre de Albuquerque – professores da Escola Politécnica –, Almeida Junior – chefe da Educação Sanitária – e Figueira de Mello, sendo este último o diretor da Inspetoria de Saúde do estado.
Comentando o resultado do concurso, o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, de 22 de julho de 1933 diz que na exposição realizada com os projetos concorrentes,

notamos o de pseudonymo Arco-Iris, pelo seu cuidadoso estudo, em dar a estas Colônias amplas accomodações ventiladas, isoladas e grande Parque-recreio.
O projecto é de autoria do conhecido architecto José Neddermeyer, que já se tem distinguido em trabalhos de grande valor.
Foi de sua autoria o projecto e construcção da Escola Soares Pereira no Rio. Obteve um dos primeiros logares no concurso da Embaixada da Argentina. Projectou e construiu o edifício da Sociedade Bíblica Americana na Esplanada do Castello.

Atendendo a um programa extremamente amplo, o projeto deveria contemplar espaço para administração, assistências médica e odontológica, farmácia, enfermarias, alojamentos tanto para as crianças quanto para as educadoras e pessoal de saúde, refeitório, cozinha, depósitos, cinema e salas para reuniões e encontros, não só para as educadoras em particular, como também para atividades em conjunto com as crianças..
Um segundo agrupamento de atividades deveria contemplar alojamento para funcionários, lavanderia, mecânica e abrigo para carros. Na área de atividades físicas, espaço para piscinas, recreio coberto e descoberto, com aparelhos para diversões, separados para uso de meninos e meninas, devendo a idade dos mesmos variar entre 7 e 12 anos.


Com a fachada principal do conjunto elaborada dentro dos conceitos ecléticos do estilo Missões e desenvolvendo-se em torno de vários pátios, o projeto ganhador apresenta, desde o bloco principal de acesso até a área destinada a esportes, na parte posterior do conjunto, uma gradação de atividades que representa claramente a forma precisa com que Neddermeyer determina os usos e funções dentro de seus projetos. Em um primeiro plano encontra-se o setor administrativo, com salas para a direção, atendimento médico, atendimento dentário, farmácia, enfermaria e salas para as educadoras. Ladeando o pátio maior, encontram-se os dormitórios, sendo os dos meninos de um lado e meninas de outro, acompanhados, cada um deles de rouparia e conjunto de banheiros e sanitários.
Na seqüência, encontram-se, de um lado, o refeitório com cozinha e demais dependências, e do outro o cinema e os serviços de lavanderia. Na parte posterior, as atividades de recreação, ginásio e piscinas.
A planta do conjunto se estabelece de forma clássica com um preciosismo de equilíbrio, em perfeita consonância com a organização e distribuição de volumes e aberturas da fachada.
Nos arquivos particulares de Neddermeyer podem ser encontradas várias cartas, datadas dos dias imediatamente após a divulgação do resultado do concurso, sendo a mais entusiástica, a de Christiano Stockler das Neves, à época, na coordenação do Departamento de Arquitetura da Escola de Engenharia Mackenzie, parabenizando o antigo companheiro em nome dos demais professores daquela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário