domingo, 24 de outubro de 2010

arquitetura rural de Goiás XII

fazenda do Ivan, na região do rio São Marcos

Provavelmente uma das mais antigas edificações rurais ainda em uso na região, esse edifício apresenta poucas alterações em sua organização interna, alem de uma simetria interessante, na distribuição dos cômodos.

vista posterior do edifício com destaque para o volume da cozinha

Possuindo acesso feito através de uma ampla sala de visitas, possui, abertos para essa mesma sala, dois quartos, sendo que um deles faz ligação com um terceiro, proporcionando uma circulação paralela entre a sala e a varanda. Ao fundo da sala, um pequeno corredor transversal dá acesso a um ultimo quarto, utilizado como depósito e com o restante da residência, criando um impedimento visual do interior, para o visitante que se encontra na sala.

vista exterior do edifício

Provavelmente a única alteração estrutural no edifício, é a adaptação do banheiro, implantado em uma faixa estreita que ocupa toda a largura da varanda, no lado oposto ao que faz a ligação com a cozinha. Convém observar que, seguindo a organização tradicional a esse tipo de edifício, toda a faixa ocupara pela cozinha, varanda e banheiro, encontra-se implantada com um desnível de quarenta centímetros em relação à parte anterior, ocupada pala sala e quartos.

vista interna da cobertura onde fica evidente a estrutura de sustentação

Um segundo desnível aparece junto à porta que vai da cozinha para o exterior do edifício, local plano de acabamento semelhante ao do interior para o qual também se abre uma pequena edificação secundária, com área de serviços e depósito, situada em posição fronteira à cozinha.
Apresenta cobertura em telha capa-e-bica, apoiada em estrutura de madeira do tipo pontalete, com cumeeira em L, estando o lado maior sobre o corpo principal do edifício e o menor sobre a cozinha. Esse modelo de estruturação faz com que a parte externa da cozinha se apresente com um frontão triangular, dando a impressão de ter possuído uma extensão, o que é corroborado pelo tipo de piso encontrado na seqüência até onde se encontra o anexo de serviço e depósito.
Implantada em terreno de desnível acentuado, a soleira da porta da cozinha está 1,80 m acima do nível do quintal, onde se desenvolvem outras atividades.

detalhe do beiral com guarda-pó

Também correspondendo a uma forma tradicional de implantação, a porta principal de acesso, está separada da área do curral, implantado logo à frente do edifício, por uma pequena cerca de madeira que permite a criação de um pequeno jardim, onde geralmente se plantam roseiras.

o galinheiro visto da porta da cozinha do edifício sede

Um comentário:

  1. Que pena que estas lindas fotos não oferecem tamanhos maiores. Parabéns.

    ResponderExcluir