segunda-feira, 25 de outubro de 2010

novo lançamento


A Editora da UFG acaba de fazer o lançamento, no dia 22 de outubro, de dois novos livros enfocando o processo de desenvolvimento de Goiás no século XIX.


O primeiro deles é a reedição de Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade, de Nasr Chaul, onde o autor faz um estudo da situação econômica do estado e do conceito de decadência a parir da documentação produzida pelos viajantes que, naquele século, documentaram Goiás em seus mais amplos aspectos. Já em terceira edição, esse livro é uma referência fundamental para quem quer entender a história goiana pós mineração.


O segundo livro, Fazendas de Goiás: a casa como universo de fronteira, de Adriana Mara Vaz, analisa a arquitetura rural produzida no século XIX na região da cidade mineradora de Pirenópolis (antiga Meia Ponte). Resultado do trabalho de doutoramento da autora, o livro aprofunda o estudo sobre a arquitetura produzida nomeio rural do estado em todos os seus aspectos, analisando o programa, as técnicas, a ocupação espacial e a relação da moradia com o local de trabalho.
Dois livros de grande interesse para historiadores e arquitetos interessados no século XIX em Goiás. Conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário