sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

patrimônio abandonado III

Estação Stevenson

No trecho da antiga Estrada de Ferro Goiás, ligando a cidade de Araguari (MG) ao estado de Goiás, ainda em território mineiro, existe a estação Stevenson, hoje totalmente abandonada, como várias outras construções dessa linha, em meio a pastos de propriedades rurais.
De grandes dimensões, para uma estação construída fora de centro urbano, apresenta hoje um amplo espaço interno, sem qualquer divisão, demonstrando pelas mascas em suas paredes e no piso, que paredes internas foram demolidas ao longo do tempo, em decorrência principalmente do estado de abandono em que se encontra.

vista do interior da estação

Pelo seu exterior é possível ver através dos detalhes construtivos, a imponência desse edifício, com o uso de janelas de grandes dimensões, frontão com o nome da estação gravado em massa, apoio em alvenaria, para a estrutura de cobertura da plataforma e o emprego de pintura em “pó de pedra”, muito utilizado em todo o país nas décadas de 1930 a 1950.


detalha do apoio de sustentação da estrutura da cobertura da plataforma

situação e localização do edifício

3 comentários:

  1. Muito interessante a estação, e triste o abandono dela!

    ResponderExcluir
  2. Sou um admirador do seu trabalho há vários anos e gostaria de fazer uma complementação a esse texto: na verdade, a referida estação pertenceu à Mogiana (CMEF), sendo hoje a estação mais ao norte ainda existente dessa empresa. Na década de 1970 a linha original foi retificada e a estação ficou fora dos trilhos, que atualmente passam a uns 400m a oeste dela. Um pouco mais a frente existe uma "Stevenson Nova", já construída nos padrões do 2º Batalhão Mauá. Mais informações: http://efgoyaz.blogspot.com/2009/07/sobre-estacao-stevenson-velha.html
    Aliás, apesar de ser um prédio tombado e de já ter os recursos e projetos para a recuperação disponíveis, a prefeitura vem postergando as obras. Precisamos que todos os que se preocupam com a história ferroviária escrevam para a Prefeitura de Araguari pedindo que as obras comecem o mais breve possível: Prefeitura Municipal de Araguari / FAEC: Rua Virgílio de Melo Franco 11, Centro
    Araguari - MG, Cep.: 38.445-900

    ResponderExcluir
  3. Finalmente a estação foi recuperada, conforme reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=ESaqPBznTh0

    ResponderExcluir