quarta-feira, 10 de março de 2010

arquitetura rural de Goiás IV

fazenda Anta Gorda, na região do rio São Marcos

Dos edifícios de construção mais recente na região, a sede da fazenda Anta Gorda apresenta elementos próprios da arquitetura desenvolvida no sudeste goiano, em meados do século XX, com a utilização de alvenaria de tijolo tanto na estrutura dos cunhais quanto na elaboração das paredes, piso de cimento queimado em alguns cômodos, madeira na ala dos quartos, e ladrilho hidráulico nos compartimentos considerados nobres, além do uso de telha francesa apoiada em estrutura de madeira do tipo tesoura.

piso de ladrilho hidráulico encontrado no alpendre da casa

Na fachada principal, aparece um estreito alpendre que ocupa toda a largura do edifício, apoiado em pilares, onde se percebe alterações radicais, já que, segundo informações do proprietário, existia uma arcada com elementos decorativos fazendo coroamento.
Único edifício na região em estudo a apresentar planta em U e, em decorrência da declividade do terreno, aproveitamento para implantação de um porão sob a ala dos quartos.

vista posterior mostrando a implantação e divisão em blocos

A parte do corpo principal do edifício apresenta organização padrão, com sala e quarto de hospedes, em um primeiro momento, e uma grande varanda a seguir, para onde se abrem dois outros quartos. Dessa varanda abrem-se também as portas para a ala de serviços, onde se encontram cozinha, banheiro e depósito, e para a ala dos quartos. O fato de estarem os quartos no mesmo nível da parte principal da casa, permite a implantação de um porão sob os mesmos, o que já não acontece, com a ala de serviços, já que, até por uma questão de tradição, esta se encontra com um desnível de 65 cm em relação ao restante do edifício.

vista do edifício com as cercas de madeira

Apresenta vários modelos de janelas, sendo as da fachada principal em veneziana, as demais do corpo principal em madeira cega e as da ala dos quartos, em metal, tipo vitrô basculante.
À frente, separado da casa pelo tradicional jardim, de pequenas dimensões, encontra-se um amplo pasto que, em outras regiões é utilizado como curral, aqui, situado a certa distancia, à direita do edifício sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário