terça-feira, 11 de maio de 2010

patrimônio em reparo I

obras no Palácio Conde dos Arcos, em Vila Boa

O Palácio Conde dos Arcos, da cidade de Goiás, está passando por mais um processo de intervenção, desta vez com o intuito de fazer retornar o antigo porão que já existiu sob o avarandado interno do edifício.

estrutura de sustentação para o piso de tabuado corrido

Pela documentação existente, sabe-se que originalmente o avarandado possuía piso em tabuado corrido sobre porão baixo, com envasaduras para ventilação. Provavelmente, na década de 1960, foram feitas algumas reformas no edifício, quando todo o porão baixo do edifício foi aterrado e, nas salas internas mantido o tabuado, sendo que no avarandado, tal material foi substituído por ladrilho hidráulico. Na década de 1980, em decorrência do apodrecimento do tabuado do piso, o porão no corpo principal do edifício, foi restabelecido, permanecendo no entanto aterrado a parte correspondente ao avarandado, com a substituição do ladrilho por tabuado.

antigo piso de madeira, substituído...

... posteriormente pelo de ladrilho hidráulico

O que acontece agora é exatamente o que já devia ter acontecido décadas atrás, com a retirada do aterro sob o piso do avarandado. A intervenção deixa novamente à mostra as aberturas para a ventilação da parte inferior do piso, além de mostrar, sob o piso, os pontos de visita à rede de esgoto, elaborada em mezanela e tijolo queimado.

dutos de ventilação

Estruturado em meados do século XVIII e resultado de uma série de reformas em cinco edifícios residenciais, ainda hoje, mais de 250 anos depois das primeiras intervenções, o Palácio Conde dos Arcos continua a receber intervenções. Algumas para bem, outras nem tanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário