domingo, 14 de março de 2010

patrimônio abandonado IV

O aeroporto de Ipameri

Construído e inaugurado em 1938, o aeroporto da cidade de Ipameri, serviu não só a essa cidade, mas a toda a região em seu entorno, durante vários anos. Próprio para o uso por aeronaves de pequeno porte, com o tempo foi perdendo sua capacidade, já que as pequenas aeronaves começaram a ser substituídas por outras de maior porte, exigindo pistas cada vez mais especializadas.
Hoje totalmente abandonado, o aeroporto de Ipameri encontra-se preservado em decorrência da manutenção feita pela família do ultimo funcionário que ali permaneceu. O edifício, a pista (já tomada pelo mato rasteiro), a calçada que levava os passageiros do edifício-sede até à pista de embarque, a biruta e mesmo a placa de bronze que registra a inauguração.

placa colocada ao lado da pista, registrando a inauguração

detalhe do piso em ladrilho hidráulico em uma das salas e na varanda

detalhe do piso da sala de espera, em ladrilho hidráulico com desenho déco

o lúdico alegórico: avião feito de latas, garrafas pet e rolha

2 comentários:

  1. O piso hidráulico e os motivos a eles associados são de uma enorme beleza...
    Em Portugal ainda é possível observar piso hidráulico, mas apenas nalgumas casas antigas. Por aqui já não se produz. O piso cerâmico tirou-lhe o lugar.
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  2. no Brasil, o uso desse material foi intenso na primeira metade do século XX. hoje ainda é fabricado, mas sem a criatividade de antes.

    ResponderExcluir