sexta-feira, 22 de novembro de 2013

construções religiosas em Vila Boa de Goyáz I


IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

 
Fachada principal da igreja de S. Francisco de Paula
Construída em 1761, a igreja de São Francisco de Paula apresenta as características comuns ao geral dos edifícios religiosos da antiga capital da Capitania de Goiás. sua fachada apresenta o tradicional corpo central e as janelas do coro limitadas por molduras de massa em relevo, além de apresentar, nessas janelas, parapeito entalado com balaústre de madeira recortada.
Compondo o conjunto da fachada, dois corpos laterais simétricos são formados internamente por duas salas cada um, apresentando acessos independentes da entrada principal, além de possuírem proporções que destacam mais ainda aquela. Sobre essa portas secundárias podem ser vistos, do lado do Evangelho, uma pequena janela que, segundo a tradição, serviria para deixar entrar o som dos sinos no templo. Do lado da Epístola, que possui o telhado mais baixo, a falta da janela foi até pouco tempo suprida pela colocação de um emoldurado de massa nas mesmas medidas daquele que contorna a janela existente no lado oposto da fachada, o que constituía um elemento falso, mas de uso corrente, tendo a finalidade de manter o equilíbrio e proporções entre formas e medidas dos elementos decorativos, princípio básico da origem ou influência maneirista que tiveram tais edifícios.
O equilíbrio pode ser observado ainda na colocação simétrica das colunas coroadas por pináculos, nos limites do conjunto e na definição do corpo central, limitado ainda na fachada, na linha superior do frontão, por uma cimalha que esconde frontalmente o telhado. encerrando a composição, um óculo centralizado no frontão triangular simples marca uma das características principais desse tipo de construção.
Situada em um terreno rochoso, em um plano elevado em relação à via pública, seu acesso é feito através de duas escadarias de pedras, guarnecidas de muros, que se encontram em um amplo adro, com cruzeiro ao centro, tendo a um lado a estrutura de madeira que serve de sustentação para os sinos.

estrutura de madeira para o sino

Essa é uma das duas únicas igrejas de Vila Boa a apresentar pintura no teto, sendo, entre elas, a única a possuir pintura também no forro da capela-mor. São pinturas evocando trechos da vida de São Francisco de Paula e foram executadas por André Antônio da Conceição, sendo a imagem do padroeiro atribuída ao escultor meiapontense José Joaquim da Veiga Valle. Possui ainda uma imagem do Senhor dos Passos, que segundo a tradição teria vindo da Bahia, sendo na capital goiana, encarnada pelo escultor Veiga Valle, já na segunda metade do século XIX (SALGUEIRO: 1983, p. 268).

                                                      Capela-Mor, mostrando a pintura no teto.
A planta, apesar de extremamente simples, apresenta um número de divisões maior que o de vários outros templos da cidade, possuindo duas salas com uso definido, sendo uma, a sacristia, onde se encontram basicamente, a cômoda para os paramentos e objetos de liturgia, e um pequeno lavabo, em pedra, com detalhes em relevo, para abluções e limpeza dos vasos sagrados. A outra sala, utilizada como consistório pela Irmandade do Senhor dos Passos que, por sinal, é a única ainda existente na cidade, tendo se transferido para essa igreja em 1863, por se encontrar arruinada a Catedral de Sant’Anna, onde se encontrava sediada. Duas outras salas, utilizadas como depósitos, compõem o conjunto, sendo que a do lado da Epístola dá acesso ao púlpito, ficando na sala do lado do Evangelho a escada que conduz ao coro.
Essa igreja possui um dos mais bem talhados arcos cruzeiros, além de um belo trabalho de decoração no coroamento das vergas das portas internas e do púlpito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário