sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Arquitetura Manuelina II


Portugal à época dos descobrimentos

Ao discorrer sobre os momentos iniciais da história e da consolidação do Estado Português, o historiador Joaquim Serrão (1980, p. 14) diz que a unidade do que hoje é conhecido como o território português foi conseguida e consolidada em função das lutas ocorridas ao longo dos dois séculos e meio iniciais de sua existência, tendo sua efetivação acontecida a partir de três momentos fundamentais: o primeiro – a formação do Estado –, acontecido no decorrer do século XII, com a atuação de D. Afonso Henriques; o segundo – a consolidação das fronteiras –, implementado no século seguinte, que teria ocorrido como resultado das ações de D. Dinis em seus 46 anos de reinado; e, finalmente, em terceiro – o alcance dos foros de Nação –, já em fins do século XIV, no reinado de D. João I.
Durante todo esse tempo o que se observa em território português, com relação à arquitetura é a miscigenação de modelos representativos do medieval árabe com os estilemas próprios do medieval cristão nas edificações de caráter mais popular e um medieval cristão pobre, se comparado ao produzido no restante da Europa, nos edifícios oficiais e religiosos.
Estando o surgimento de Portugal vinculado às sucessivas vitórias do cristianismo sobre os mouros estabelecidos na região desde o século VIII, tanto os representantes da nobreza quanto os do clero tiveram a preocupação de eliminar da arquitetura oficial, assim como da religiosa, qualquer elemento que fizesse referência à cultura islâmica. Com isso, os edifícios que por um motivo ou outro não foram demolidos, passaram, ao longo do tempo, por um processo de descaracterização tal, que, até fins do século XV, o que se viu no país, em relação às edificações públicas e religiosas, foi algo extremamente simples, que em nada se poderia comparar à arquitetura produzida no restante do continente europeu. Exemplo desse processo é a igreja Matriz de Mértola, situada na região sul do país – Algarve – que é o resultado de uma série de intervenções realizadas na antiga mesquita moura existente no local.

Igreja de Mértola, antiga mesquita moura

De acordo com Pedro Dias (1994, p. 51), em praticamente todas as cidades portuguesas de origem islâmica conquistadas pelos cristãos, a mesquita principal era consagrada e transformada em catedral, sendo as demais, menores em importância, convertidas em paróquias, quando não eram entregues para uso a alguma ordem religiosa. É assim que,

Até esse período, final do século XV e início do XVI, a arquitetura portuguesa mantém-se com um certo conservadorismo, com o Renascimento contribuindo apenas através da utilização de alguns elementos ou algumas de suas ordens aplicadas a edifícios oficiais. Praticamente, a arquitetura portuguesa passa diretamente do medieval ao maneirismo, não apresentando uma produção renascentista de maior consistência (Coelho, 1991, p. 107).

Isso, de certa maneira, vai se refletir também na forma como as cidades se estruturam, visto que, em decorrência de não conhecerem as novas propostas desenvolvidas no restante da Europa, atravessam todo o período de desenvolvimento do renascimento, reproduzindo os esquemas próprios conhecidos desde o período de sua organização como estado político independente.
Ainda de acordo com Pedro Dias (1994, p. 51), a estrutura urbana das cidades portuguesas manteve-se inalterada por praticamente toda a Idade Média, pois, mesmo quando se melhoravam ou se reconstruíam edificações deterioradas pelo tempo, eram invariavelmente respeitados os alinhamentos das antigas fachadas, incluindo-se aí as saliências impostas pelos balcões, estabelecidos como proteção de passagem por sobre o espaço da rua. Considera-se ainda que, nesse momento, mesmo o restante da Europa não apresentou avanços de grande monta no que se refere à organização e melhoramento no traçado das cidades. Sendo assim, a arquitetura portuguesa manteve, em aspectos gerais, seu caráter medieval até o início do período maneirista, indo o tratamento das cidades receber modificações consideradas como relevantes apenas com o Barroco.
Por outro lado, no que corresponde aos edifícios de caráter mais erudito, o conservadorismo expresso na arquitetura desenvolvida em Portugal – imposto principalmente pela influência da igreja diante do poder temporal – somente será tocado por aspectos modernizadores, nos anos finais do século XV, com a subida de D. Manuel I, o Venturoso, ao trono português no ano de 1495. Por volta de 1498, após seu casamento com D. Isabel, filha dos reis católicos de Castela, D. Manuel empreende uma viagem pela Espanha, onde o contato com os principais monumentos espanhóis, representativos da arquitetura mourisca, vai reforçar seu entusiasmo por esse modelo arquitetônico de tal forma que uma de suas primeiras ações à frente do poder em Portugal será a restauração, no Paço de Sintra, dos elementos muçulmanos eliminados ao longo de sucessivas reformas.
Palácio Nacional em Sintra, reformado por D. Manuel I.

Com uma visão mais aberta e um gosto especial em relação às artes e à arquitetura, D. Manuel vai não só investir na restauração dos elementos característicos da arquitetura de origem árabe como também, em um sentido oposto, contratar arquitetos italianos e franceses para desenvolverem projetos com um caráter de eruditismo europeu no país. Isso, em certa medida, traz para Portugal parte da discussão em desenvolvimento no restante da Europa.

Fazem ainda parte do seu projeto de modernização da arquitetura portuguesa a contratação de mestres e construtores – originários das conquistas portuguesas no norte da África –, a busca de inspiração na produção mourisca da Andaluzia e o incentivo à instalação de olarias em todo o território português, com o objetivo de produzir ali mesmo os azulejos a serem utilizados tanto nas obras de restauro quanto nas novas construções a serem elaboradas sob sua orientação. Estes passam a ser largamente utilizados em todos os exemplares da nova arquitetura portuguesa, deixando, inclusive, de acordo com Kneese de Melo (s/d, p. 41), de apresentarem os tradicionais motivos estilizados de origem árabe para desenvolverem motivos mais figurativos, considerados mais próximos da cultura cristã ocidental.
Painel figurativo elaborado em Azulejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário