quarta-feira, 8 de abril de 2009

viagem através do Brasil


Na década de 1960, a Editora Melhoramentos publicou uma coleção intitulada Viagem através do Brasil, composta de dez volumes, onde eram retratadas as várias regiões do país. O último livro a ser publicado, com autoria de Elza Coelho de Souza, dedicado aos estados de Goiás e Mato Grosso - à época incluindo Tocantins e Mato Grosso do Sul, já que as divisões dos estados originais ainda não haviam ocorrido - apresenta em sua página 20, um desenho da casa abalcoada, com legenda informando ser essa "A casa em que morou o Anhanguera, na antiga capital de Goiás". Tal informação tem sido motivo de muita discussão, mas, o importante é que, também nesse livro, a casa está documentada. O desenho original é em preto e branco, as cores são de responsabilidade de algum antigo dono do livro que foi encontrado em um sebo na cidade de São Paulo.

Um comentário:

  1. Eu lia a História do Brasil nestes livros da Melhoramentos desde os 5 anos.
    Em 2000 fui ao centro, em SP e comprei a coleção toda, mas me roubaram antes mesmo de eu abrir a caixa. Fiquei furiosa!
    Muito do que sei sobre Geografia e História aprendi nestes livros! Falavam sobre os costumes dos povos dos Estados brasileiros, do modo de viver, da forma de trabalho. Lembro que aprendi muito sobre a época da borracha no Amazonas nestas páginas, como conheci músicas folclóricas de nosso Brasil a fora. Duas me marcaram para sempre, uma sobre São Gonçalo:
    São Gonçalo do Amarante,
    casamenteiro das velhas,
    porque não casas as moças,
    Que mal lhes fizeram elas.
    (Claro que eu dava minha própria ‘toada’ já que o livro não era interativo.)
    Outra dizia assim:
    Eu não vou na sua casa
    ‘mode’ ‘ocê’ não ir na minha,
    tem a boca muito grande,
    vai comer minha farinha.
    Deu saudade lendo este ‘post’

    ResponderExcluir