segunda-feira, 6 de abril de 2009

art dèco em ipameri

Ao estudarmos a história da arquitetura no estado de Goiás, vamos encontrar na cidade de Ipameri, na região da estrada de ferro, a primeira preocupação de um administrador municipal com a elaboração de concurso de projetos de arquitetura para a construção de edifícios públicos. O fato, ocorrido na gestão do prefeito Gomes da Frota (1937-1945), interventor nomeado por Pedro Ludovico, provocou o interesse de vários profissionais - infelizmente não identificados - que apresentaram uma série de projetos buscando dar à sede do poder administrativo daquela cidade, um carater de modernidade próximo ao encontrado na nova capital do estado.
Infelizmente nem todos os prjetos resistiram ao correr do tempo, e entre os já desaparecidos encontra-se exatamente o ganhador do concurso, posterirmente utilizado na construção do edifício em questão. Mesmo não sendo localizado até o momento nenhum documento que comprove efetivamente a autoria do projeto vencedor do concurso, o mesmo é atribuido ao arquiteto Waldemar Leone Ceva, um dos mais criativos profissionais da região.
Dos projetos concorrentes, três podem ser encontrados ainda em bom estado de conservação, como é o caso do que é aqui apresentado.



planta baixa


fachada principal

fachada lateral

Um comentário: