sábado, 5 de setembro de 2009

Coelho Vaz na Fundação Jaime Câmara

No decorrer das últimas décadas, Goiás tem assistido uma crescente preocupação quanto ao registro da produção artística e cultural desenvolvida no estado, envolvendo tanto escritores e artistas locais, quanto aqueles que, por um motivo ou outro, para cá se transferiram, fazendo de Goiás sua base de produção.
José Mendonça Teles publicou (já em segunda edição) o Dicionário do Escritor Goiano (Kelps, 2006), onde, em trabalho de fôlego, registrou, em ordem alfabética, todos aqueles que, nascidos ou não em Goiás, desenvolveram trabalhos literários no estado.
Nas artes plásticas, destaca-se, entre outros, a pesquisa elaborada por Amaury Meneses: Da caverna ao museu: dicionário das artes plásticas em Goiás (Grafopel, 1998).
Dentro dessa linha de trabalho, comemorando cinqüenta anos da publicação de sua primeira edição (Zebu, 1959) e já em terceira edição (Kelps, 2009), temos o livro de Geraldo Coelho Vaz: Vultos Catalanos, que se não foi o primeiro, está, sem dúvida alguma, entre os primeiros a se preocupar com essa forma de registro em Goiás.
Nessa terceira edição, o livro de Coelho Vaz vem acrescido de um capítulo dedicado às efemérides de Catalão e de índice onomástico, o que o enriquece consideravelmente, como fonte de pesquisa sobre a cultura, a história e a vida política da cidade.
Vultos Catalanos teve uma noite de autógrafos, dentro da programação do sesquicentenário da cidade de Catalão, na segunda quinzena de agosto, e tem marcado para o dia 09 de setembro (quarta-feira) às 20h, sua apresentação à população goianiense, no espaço de eventos da Fundação Jaime Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário