sexta-feira, 4 de setembro de 2009

o futurismo de Sant'Elia

Nascido na cidade de Como (Itália) em 1888, Antonio Sant’Elia foi o principal representante do futurismo – que, de acordo com Pevsner (1981, p. 191), foi um dos “movimentos constituintes da revolução que estabeleceu o século XX, em termos de pensamento estético, na pintura e na arquitetura” –, Sant’Elia desenvolveu interessantes projetos com essa marca de modernidade, além de importantes propostas teóricas e manifestos justificativos de seu trabalho. Infelizmente, esse trabalho foi interrompido prematuramente, com sua morte na primeira guerra mundial, com apenas 26 anos. Dois anos antes, em um texto denominado “A arquitetura futurista”, Sant’Elia afirmava:

Perdemos o sentido do monumental, do pesado do estático, enriquecemos a nossa sensibilidade com o gosto pelo leve, pelo prático, pelo efêmero, pelo veloz. Sentimos que não somos mais os homens das catedrais, dos palácios e dos púlpitos; mas dos grandes hotéis, das estações ferroviárias, das imensas estradas, das portas colossais, dos mercados abertos, das galerias luminosas, das auto-estradas, das demolições saudáveis. (Bernardini, 1980, p. 157)

Com considerável antecedência, expunham-se as preocupações que passariam a comandar os conceitos arquitetônicos das décadas seguintes: a velocidade expressa pela auto-estrada e pela ferrovia, a luminosidade dos mercados abertos e galerias luminosas, a leveza, a praticidade e o efêmero como oposição ao academicismo da arquitetura européia em geral, além das críticas feitas ao art nouveau, por seus excessos decorativos, mesmo sendo esse a base e o caminho aberto para toda a modernidade que o futurismo pregava. E, é bom não esquecer que o Futurismo se constituiu no primeiro movimento de vanguarda a imprimir em todos os aspectos da arte e da arquitetura, uma visão ampla de modernidade, sendo uma das principais bases de apoio ao desenvolvimento do Art Déco.

Um dos desenhos mais conhecidos de Sant’Elia, que ilustra o Manifesto Futurista, apresentando os elementos que caracterizam seu conceito de uma nova cidade.


Um dos edifícios que ilustram a idéia de Cidade Nova, de Sant’Elia

Edifício monumental, também relativo à Cidade Nova

Projeto de um quiosque, onde ainda aparecem resquícios de elementos Nouveau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário