domingo, 27 de setembro de 2009

patrimônio destruído II

O patrimônio ferroviário do estado de Goiás é composto por um conjunto de edifícios onde se encontram estações, galpões de depósitos, uma oficina, residências, e uma ponte metálica construída no ano de 1922, sobre o rio Corumbá. Duas outras, uma sobre o Paranaíba e outra sobre o Veríssimo, foram desmontadas e vendidas como sucata, na década de 1980, quando a linha foi desativada.
Entre os edifícios representativos das estações, podemos encontrar uma série de modelos, sendo que alguns deles aparecem reproduzidos em várias localidades. Um desses modelos, repetido em vários pontos de parada nas proximidades de Goiânia, aparece em Bonfinópolis, Mestre Nogueira, Senador Canêdo e Santa Marta, além de outras já desaparecidas como Honestino Guimarães e Senador Paranhos, sendo que o único protegido por lei de tombamento é o de Bonfinópolis, garantido pela legislação municipal.
Relegada ao total abandono, a estação de Santa Marta podia ser vista, em 2005 como aparece na imagem, e totalmente demolida dois anos depois.

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