terça-feira, 1 de dezembro de 2009

patrimônio histórico XII

Estação Ferroviária de Ipameri
A estação ferroviária de Ipameri foi a segunda edificação construída na cidade com a finalidade de atender à população nessa modalidade de transporte. Já em pleno funcionamento em 1917, veio ocupar o lugar da outra estaco, inaugurada em 1913, que passou então a ser utilizada como oficina de locomotivas.

inauguração da primeira estação de Ipameri, em 1913

Mais bem localizada e maior que a primeira, essa construção encontra-se mais próxima do centro da cidade, com acesso fácil e ligada à praça principal por uma larga avenida. Ficam nessa mesma via a sede do principal clube da cidade, o Joquey Clube, e a sede da Câmara Municipal que foi utilizada anteriormente como Prefeitura e Fórum.
Construída em dois blocos que se estruturam em um interessante jogo de volumes, este edifício apresenta uma ampla plataforma para embarque e desembarque, tanto de passageiros quanto de carga. Dispõe ainda de um salão para depósito de mercadorias, de salas para administração, tanto da própria estação quanto da Rede Ferroviária e para atendimento a usuários.

a estação de 1917, antes do restauro para uso como Biblioteca

Esse tipo de edificação, por ser característico das primeiras décadas do século XX, faz uso de técnicas, materiais e elementos construtivos bastante diferenciados daqueles encontrados nos edifícios tradicionais. São ali empregados o tijolo cozido, a telha francesa apoiada em novas formas de estruturação de cobertura, além de instalações hidráulicas e sanitárias praticamente desconhecidas à época no interior de Goiás. E tudo isso incorporado a uma série de novidades que começaram a se difundir pelo estado através da própria estrada de ferro.

a estação já sediando a Biblioteca Municipal

Durante todo o período de utilização da ferrovia como meio de transporte de passageiros, Ipameri – assim como Pires do Rio e Anápolis, com suas respectivas estações – representou um pólo e uma referência para seus usuários, oferecendo apoio e propiciando o surgimento de uma rede rodoviária de ligação para as cidades não servidas pelos comboios ferroviários. E mais que as outras, Ipameri, com suas oficinas e com o Batalhão Ferroviário do Exército, atraia novos habitantes também pela possibilidade de emprego, ainda maior durante o período da construção de Brasília, quando o material vindo de São Paulo e de outros estados do Sul era transportado pela ferrovia.

planta da cidade de Ipameri, na década de 1940, mostrando o traçado da linha ferroviária e localizando a estação

Abandonada por algum tempo, passou a ser, a partir do seu tombamento em 1989, utilizada pela Prefeitura Municipal para abrigar a Biblioteca Pública, além de oferecer espaço para múltiplo uso, como sala de exposições e apresentações. A proteção desse monumento é feita

na esfera municipal:
Pela Lei nº 301, de 30 de outubro de 1989.

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