domingo, 6 de dezembro de 2009

Campininha das Flores em fotos antigas

O atual bairro de Campinas em Goiânia, antiga cidade de Campininha das Flores, possuía sua estrutura urbana concentrada em duas praças principais: a da igreja Matriz e a do Fórum, sendo essa última conhecida atualmente como Joaquim Lúcio. Era aí que se encontravam o Fórum, o primeiro hotel, o cinema e o coreto.
Nas imagens aqui apresentadas, podemos ver:

Na primeira, o primitivo coreto à direita e o cinema à esquerda, em registro do Foto Silva;

Na segunda, também em registro do Foto Silva, o cinema, a atual avenida 24 de Outubro ainda sem pavimentação, com duas pessoas sentadas em cadeiras, em frente ao Hotel;


Na terceira imagem, sem registro de autoria, o segundo coreto – construído na década de 1930 – além da modernização dos edifícios no entorno da praça.

A quarta fotografia, em ângulo oposto ao apresentado nas fotos um e três, podemos ver no centro da praça, além do coreto (o mesmo da imagem anterior), o relógio e o antigo edifício do fórum. Sem registro de autoria, essa imagem, pertencente ao arquivo do IBGE é apresentada como sendo de 1940, mesmo ano em que o edifício do Fórum foi demolido para a construção de um novo, com características art déco, já apresentado nessa seção de fotos antigas.

Um comentário:

  1. Este blog ainda está ativo. Estou fazendo uma pesquisa sobre o Mercado de Campinas para uma dissertação de mestrado. Caso tenham informações sobre o bairro de Campinas, Mercado de Campinas e informações sobre o passado agradeceria o contato. osmarcustodioimoveis@gmail.com; 3212.37.07; 8249.78.72

    ResponderExcluir