sábado, 27 de junho de 2009

art déco e velocidade

Um dos elementos recorrentes no desenvolvimento do art déco foi, sem dúvida, a velocidade. A modernização e ampliação da potência dos motores de automóveis, a intensificação das viagens transatlânticas e mesmo a modernização das linhas ferroviárias, utilizando novos combustíveis e apresentando desenhos com linhas mais aerodinâmicas, andavam em paralelo com o entusiasmo apresentado por artistas, arquitetos e designers no período do entre guerras. O entusiasmo com a velocidade é tanto que, no Brasil, chega-se a dizer que a arquitetura produzida na década de 1930 é a “arquitetura do rádio e do aeroplano”.
Nas artes gráficas, o cartaz foi elemento de uso intenso como material de propaganda, de divulgação e mesmo, simplesmente, como objeto de arte.
Entre os cartazes desenvolvidos dentro das características do art déco, para a navegação, podem ser encontrados o de Adolphe Cassandre para a empresa holandesa Statendam e o do ateliê Wilkin para o Normandie.

cartaz produzido por Adolphe M. Cassandre para a Statendam

trabalho do ateliê Wilkin para o Normandie da French Line

Na aviação, é de Otto Arpke o material publicitário produzido para a companhia alemã Lufthansa, de aviaçao comercial.

material de propaganda da Lufthansa, produzido por Otto Arpke

Leslie Ragan produziu para a New York Central Sistem um interessante trabalho, onde uma composição ferroviária se desloca em velocidade que se expressa tanto no tratamento da fumaça no ar, quanto no reflexo da máquina na água. Do outro lado do Atlântico, Cassandre é o responsável por uma série de cartazes para a Chemin de Fer du Nord, com o Nord Express.

cartaz desenvolvido por Leslie Ragan para a New York Central Sistem

novo trabalho de Adolphe M. Cassandre, agora para o Nord Express

Charles Louport produziu cartazes tanto para a francesa Renault quanto para a italiana Bugatti.

cartaz de Charles Louport para a Renault

e o mesmo Charles Louport trabalhando para a Bugatti.

As imagens aqui apresentadas foram tiradas dos livros Art Déco, de Camilla de la Bedoyere (Logos, 2006), Essential Art Déco, de Ghislaine Wood (Bulfinch Press, 2003), L’esprit Art Déco, de Dan Klein (Book King, 1987), Guia de Art Déco, de Arie van de Lemme (Estampa, 1996) e Art Déco, de Patrícia Bayer (Oceano, 1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário