quarta-feira, 10 de junho de 2009

art déco nos bairros de Goiânia

Da mesma forma como pode ser observado em outros centros, tanto brasileiros quanto latino-americanos, também a arquitetura implantada nos bairros de Goiânia, durante as décadas de 1930 e 1940, e elaborada a partir da apropriação de determinados estilemas arquitetônicos pela população, apresenta uma infinidade de elementos próprios da composição déco. Decorrentes de um conceito de modernidade que se constitui como novidade para grande parte da população goiana, os elementos característicos do déco passam a significar, também nos setores periféricos da nova capital, um ideal de mudança, prosperidade e avanço tecnológico, que, de certa forma, valorizam os imóveis onde tais elementos se fazem presentes, além de rotular de progressista o seu proprietário.
Por existir muito antes da implantação de Goiânia e por ser o bairro de maior ocupação demográfica, Campinas se destaca dos demais setores, não só em decorrência da instalação da maior parte dos novos moradores, que ali chegaram, atraídos pelas possibilidades oferecidas pela capital, mas principalmente pela maneira como sua população original se apropriou da modernidade característica dos edifícios implantados na nova cidade, buscando uma identificação imediata com o núcleo central. Nesse período, grande parte dos edifícios comerciais campineiros passa por reformas para que suas fachadas assumam a modernidade pretendida. Novos edifícios, tanto comerciais como residenciais são construídos agora, através da elaboração de projetos, onde podemos observar a atuação de profissionais como José Neddermeyer, Eurico Viana, Geraldo Rodrigues, ou ainda, escritórios como os dos irmãos Coimbra Bueno e Richard Block.
Posteriormente, edifícios de caráter institucional são também construídos nesse setor, como agência dos correios, uma estação ferroviária secundária, escolas e cinemas.
Um bom acervo de projetos elaborados para o Setor Campinas, principalmente em meados da década de 1930, encontra-se hoje preservado, devido ao trabalho feito pelo Arquivo do Estado, já nos anos iniciais do século XXI.

projeto de José Neddermeyer para Abrão Adballa Helou

projeto de Eurico Viana para a fachada de edifício residencial e comercial de Francisco Fernandes

projeto de Geraldo Rodrigues para ampliação de uma residência

projeto de Richar Block para fachada de um edifício comercial.

Um comentário:

  1. Bom dia Gustavo,
    Me chamo Douglas, sou pesquisador iconográfico, free-lancer, da editora Scipione. No momento trabalho na pesquisa de imagens do livro “História de Goiás, PNLD 2013” para o ensino fundamental. Os editores me indicaram sua página, pois procuramos imagens que exemplifiquem bem a "art decó" em Goiânia.
    Pode nos ajudar? Possui alguma foto, com boa resolução, que possa nos ceder ou comercializar?
    Sabe me informar onde consigo os projetos que postou acima?

    Meu e-mail é douglas.cometti@gmail.com

    Obrigado pela atenção
    Douglas Cometti

    ResponderExcluir