sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Amaury Menezes o artista

O artista plástico Amaury Menezes, que mereceu uma retrospectiva de seu trabalho no salão de exposições da AREA 3, da PUC-GO no mês de outubro de 2009, é hoje considerado uma das principais referências quando se fala em artes plásticas em Goiás. Atuando de maneira informal desde a década de 1940, foi no entanto, na segunda metade da década de 1950 que Amaury passou a dar um caráter mais profissional ao seu trabalho.
Professor da antiga Escola de Belas Artes ao lado de D. J. Oliveira, frei Confaloni e Ana Maria Pacheco, foi posteriormente professor e primeiro diretor do curso de Arquitetura da UCG, sendo também responsável pela formação de inúmeros artistas que atuam hoje em Goiás.
Foi durante muito tempo considerado o principal aquarelista do estado, técnica da qual se afastou para poder se dedicar quase exclusivamente à pintura em acrílico sobre tela que, mesmo décadas depois, ainda apresenta pinceladas e elementos próprios da pintura em aquarela. Convém no entanto lembrar que não foram apenas essas duas as técnicas utilizadas por ele em seu trabalho: também o óleo sobre tela, crayon, pastel sobre papel, e bico-de-pena foram amplamente utilizados ao longo desses cinqüenta anos de carreira.
estudo para D. Quixote - crayon sobre papel - 1961

Da série Ferrovias - aquarela - 1984

vendedor de flores - acrílico sobre tela - 2008

beiral com chuva de ouro - acrílico sobre tela - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário