domingo, 8 de novembro de 2009

Fotos antigas do centro cívico de Goiânia

No decorrer das últimas décadas, vários foram os fotógrafos que procuraram documentar o crescimento do centro de Goiânia. Fotografias ao nível do chão, a utilização de sacadas dos edifícios de maior altura, o terraço do palácio do governo e mesmo fotos aéreas.
A partir desses registros é possível perceber a maneira como a cidade se desenvolveu, inicialmente com a aberturas das principais vias, a construção dos primeiros edifícios e o início da verticalização do centro, antes da intensa ocupação ocorrida em direção à região oeste da capital.
No momento em que Goiânia completa 76 anos de existência, é interessante ver como tudo isso se processou.

Assim, podemos ver uma primeira fotografia, feita da cobertura do Palácio das Esmeraldas, onde aparecem ainda em processo de abertura, as três principais avenidas da cidade.

Na segunda imagem, ainda da sacada do Palácio, todo o centro já estruturado, pavimentado, com os edifícios federais já construídos e, aparecendo no centro, o coreto e o antigo obelisco.

A terceira fotografia, feita por Hélio de Oliveira, aérea, mostra a cidade em fins da década de 1960, mostrando o início da verticalização e, ainda em início de construção, o edifício do Centro Administrativo.

2 comentários:

  1. Gustavo aúltima fotografia é de nossa autoria
    e está sem creditação, não vou nem falar que não pode ser exposta sem autorização.
    Por favor coloque sómente a autoria: Hélio de Oliveira.
    Se precisar de mais informação entre em nosso site: www.heliodeoliveira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hélio, peço desculpas pela falta de referência, mas foi como a foto chegou às minhas mãos, já fiz a modificação e fiz uma nova postagem com o pedido de desculpas. Meu interesse com as fotos é apenas o de divulgar a história da cidade, que aliás, foram vocês que documentáram.
    um grande abraço

    ResponderExcluir