sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vila Boa nos jornais XXII

O jornal A Matutina Meyapontense publicou no dia 13 de novembro de 1830, a seguinte

CORRESPONDÊNCIA


No dia 2 de novembro do corrente, dia em que se cellebrão os Divinos Officios pelas almas dos nossos fieis defuntos, me achei na Cathedral desta Cidade de Goiás para enviar as minhas Orações ao Todo Poderoso, e elle as distribuir pelas Almas, quando de improviso me vi a tacada do mais execrando fedor que (...) por toda a Igreja, de maneira que não só eu como as de mais Senhoras assaz fatigadas e possuidas de uma íntima dor de cabeça maldisiamos deste modo. Será possível que os homens estejão tão faltos de temor de Deos, que se animem a encher a sua Santa Caza de cadaveres os mais idiondos? Será crivel que estejão alucinados, ou faltos de olfacto para não sentirem o quão danoso hé semelhante abuso para o bem publico?
Eu creio que tanta não hé á estupidez dos homens, pois elles sabem que Abrão, e outros Patriarcas comprarão campos para esse tão pio exercicio.
E porque hade ser assim nesta Cidade onde se achão mui beneméritos e Philantropicos Cidadãos? Em huma palavra Sr. Redactor, a Caza do Divino Sol da Justiça hé, e deve ser a mais elegante possível onde se vejão fumegar ôs mais odoriferos perfumes, porque só nella há que se acha alivio e satisfação quando vamos orar.
A Cathedral e as mais Capellas estão em taes circunstâncias que talvêz poucas pessôas nellas vão: porquanto a terra está bastante insopada, e pela sua grande canceira já não admitte que se possa sepultar mais nimguem, por isso que o seu maó alito talvez tenha contaminado á todos os povos.
Eu como mulher ignorante, e falta dos mais illustrados conhecimentos não me posso exprimir milhor. A bem do meu Sexo: más a bondade do leitor disfarçará, conhecendo as minhas justais intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário