quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Igrejas ucranianas: arquitetura da imigração no Paraná

Foi lançado nesse ano de 2009, pelo Instituto ArquiBrasil, com apoio da Petrobrás, o livro Igrejas ucranianas: arquitetura da imigração no Paraná, com o objetivo de registrar esse modelo específico de arquitetura religiosa. São aí documentados 25 edifícios em seis regiões distintas do estado, com análises aprofundadas sobre organização interna dos edifícios, composição de plantas, materiais empregados e processos decorativos.


Igreja de N. S. da Imaculada Conceição, da Colônia de Antônio Olinto.


Levantamentos arquitetônicos e iconográficos mostram todo o processo construtivo em várias etapas das obras, alem de informar sobre obras de restauro de edifícios e elementos construtivos, principalmente das cúpulas.
É um livro de fundamental importância para o estudo da arquitetura no Brasil, tendo em vista a pouca divulgação feita sobre a produção cultural de comunidades – na maioria das vezes isoladas – que trouxeram para cá os processos construtivos de seus locais de origem.


cúpula da igreja de Santa Ana, em União da Vitória.


Organizado pelos arquitetos Fábio Domingos Batista, Marialba Rocha Gaspar Imaguirre e Sandra Rafaela Magalhães Corrêa, o livro contou com a colaboração de numerosa equipe, incluído um grupo de estudantes de arquitetura, entre os quais Luz Amarily Espinoza, através de quem tivemos a oportunidade de conhecer esse trabalho.
Livro que todo arquiteto deve conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário