sábado, 10 de outubro de 2009

a arte de Selma Parreira

Entre as 290 propostas concorrentes à seleção do edital Arte Patrimônio 2009, a artista goiana Selma Parreira foi selecionada, ficando entre os dez primeiros escolhidos.
Seu trabalho, que será desenvolvido em várias etapas, teve a primeira delas montada e apresentada no último dia 28, na cidade de Goiás, tendo como tema e referência, a já extinta atividade das lavadeiras do rio Vermelho, utilizando para tanto, fotografias antigas, e a memória – através de entrevistas – de várias pessoas da cidade.

convite para o evento Arte Patrimônio

Essa primeira etapa constou da montagem de instalação ao longo do rio Vermelho, utilizando como suporte as pontes e ilhas formadas na parte mais central e de melhor visualização do rio em seu trecho urbano, na cidade de Goiás.

foto de autor não identificado mostrando as lavadeiras no rio Vermelho

Diz a artista que:
Tenho trabalhado o universo das lavadeiras de roupas, visualidades, poética, memória e mitologia desde 2002. uso de várias linguagens para apresentar esse assunto, a instalação, fotografia e agora a intervenção urbana e o vídeo serão também incorporados à produção. Até o mês de fevereiro de 2010 estaremos realizando pesquisas, encontros e ações envolvendo as mulheres lavadeiras de roupas das margens do rio Vermelho na cidade de Goiás. Suas histórias, memórias e relatos serão nossa matéria prima de trabalho.

o trabalho de Selma Parreira junto à ponte da Casa de Cora

A foto da instalação é de Vicente Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário