quinta-feira, 8 de outubro de 2009

patrimônio histórico IX

Chafariz da Boa Morte da cidade de Goiás

Em 1778, foi construído o Chafariz de Cauda da Boa Morte, com a finalidade de dividir o abastecimento de água da cidade com o já existente Chafariz da Carioca, localizado do outro lado do rio. O termo “chafariz de cauda” é usado em virtude do o aqueduto que o abastece se assemelhar a uma enorme cauda, em sua parte posterior, já “Boa Morte” se refere à capela de mesmo nome, pertencente à Confraria dos Homens Pardos que existiu no local onde está hoje implantado o chafariz.

Por muito tempo, também o largo foi conhecido pelo nome da capela.
Construído em alvenaria de pedra, com detalhes em pedra-sabão, o chafariz possui, em seu corpo central, as bicas que forneciam água à população, além de dois tanques laterais e exteriores, dedicados aos animais.
Detalhes importantes em sua decoração são os pináculos que se apresentam com desenhos diferenciados em função da localização no monumento, além de volutas e mais elementos bem ao gosto rococó. Em sua parte superior encontra-se ainda um escudo entalhado em pedra-sabão, onde se pode ler:

MANDADA FAZER PELA CÂMARA DESTA VILA, SENDO GOVERNADOR E CAPITÃO GENERAL O ILUSTRÍSSIMO JOSÉ DE ALMEIDA VASCONCELOS SOVERAL E CARVALHO E OVD. GERAL O DESEMBARGADOR ANTONIO JOSÉ DE ALMEIDA. ANO DE 1778.

A estrutura geral do chafariz é organizada no sentido de criar um grande pátio de formato hexagonal irregular, circundado por bancos de pedras, com o objetivo provável de proporcionar conforto aos usuários das bicas. A proteção desse monumento é feita
na esfera federal:
através do processo 345-T-42, com
inscrição 393 no Livro das Belas Artes, às folhas 77,
com data de 3 de maio de 1951;
na esfera estadual:
é protegido pela Lei nº 8.915, de 13 de outubro de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário