segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

arquitetura ferroviária como patrimônio

O livro Patrimônio ferroviário tombado em Goiás (Trilhas Urbanas, 2002) foi a primeira publicação a documentar a arquitetura ferroviária goiana dentro dos conceitos relacionados ao patrimônio histórico. São onze monumentos protegidos por legislação própria estadual ou dos municípios em que estão inseridos, que dão início a uma preocupação maior quanto ao futuro desse patrimônio, em alguns casos literalmente destruído, em outros abandonado e, ainda em outros, apropriados por terceiros, sem a menor preocupação com sua originalidade ou especificação estética.
Encontrados, todos eles, na região sudeste do estado, apresentam uma importância singular no desenvolvimento dessa região, assim como no estabelecimento e na história de várias cidades, que tiveram seu início e desenvolvimento em torno da estação ferroviária.
Publicado no bojo de um amplo movimento que incorporou seminários, artigos em revistas e jornais, além da documentação histórica da importância da ferrovia para o estado, no decorrer da primeira metade do século XX, o livro foi elaborado na esperança de que fosse o tombamento ampliado aos restantes 16 monumentos ainda não protegidos, o que, após oito anos ainda não aconteceu.
Apresentando textos, fotos, desenhos e plantas arquitetônicas, o livro inicia o debate sobre a preservação do patrimônio ferroviário goiano. Vamos ver quanto tempo mais será preciso esperar para que algo seja feito.

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