segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

inventário arquitetônico de Santa Cruz

Resultado dos trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de Técnicas Retrospectivas, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG, o livro Santa Cruz: inventário arquitetônico (Trilhas Urbanas, 2001), apresenta o levantamento feito pelos alunos da disciplina, relativo às edificações de interesse histórico daquela cidade goiana. São trinta, os edifícios documentados, com a apresentação de plantas, fotografias, fichas de identificação e mapa de localização, incluindo edifícios residenciais, públicos e religiosos.
A cidade de Santa Cruz, uma das mais antigas do estado de Goiás – localizada a 120 km da capital – surgiu em decorrência da mineração, no século XVIII, e apresenta sua arquitetura com certas especificidades, em relação às demais cidades do mesmo período. No entanto, apenas um edifício, o da Câmara e Cadeia, é protegido por lei de tombamento, o que coloca em risco os demais, tendo em vista o processo de crescimento pelo qual a cidade vem passando nos últimos anos.
Assim, esse inventário, resultado de um exercício acadêmico, vem documentar e registrar a arquitetura tradicional de um núcleo setecentista, apresentando-se como uma contribuição para o estudo e a preservação do patrimônio arquitetônico do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário