Mais algumas fotografias da Estrada de Ferro Goiás são aqui apresentadas. Desta vez temos mais uma foto da estação de Catalão, de 1926, com a população reunida para recepcionar um político de destaque em visita à cidade. Aqui é interessante observar a utilização de cobertura de ardósia no corpo principal do edifício e telha de metal corrugado cobrindo a plataforma. A seguir, a estação de Leopoldo de Bulhões, sem data, e sem qualquer modificação em relação ao que pode ser visto ainda hoje. Por último, temos a estação de Pires do Rio, de 1924, dois anos após sua construção e início do pequeno núcleo surgido em torno desse edifício ferroviário.
Convém lembrar que a partir de 1986 a ferrovia em Goiás passou a ser utilizada somente para transporte de carga e que, com isso, grande número de estações foi demolido. Em 2005, a AGEPEL (Agencia de Cultura do Estado) possuía um processo completo para tombamento, visando transformar os edifícios restantes em patrimônio cultural, sendo que, até o presente momento, esse tombamento ainda não foi efetivado. O que é uma pena...
Convém lembrar que a partir de 1986 a ferrovia em Goiás passou a ser utilizada somente para transporte de carga e que, com isso, grande número de estações foi demolido. Em 2005, a AGEPEL (Agencia de Cultura do Estado) possuía um processo completo para tombamento, visando transformar os edifícios restantes em patrimônio cultural, sendo que, até o presente momento, esse tombamento ainda não foi efetivado. O que é uma pena...
Estação de Catalão: hoje é sede do museu da cidade e patrimônio histórico municipal
Estação de Leopoldo de Bulhões: edifício inalterado e em uso como depósito para carga
Estação de Pires do Rio: também em uso para controle de tráfego
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