sexta-feira, 8 de maio de 2009

Palma Nova: cidade ideal do Renascimento

Dos vários planos desenvolvidos com base no conceito de cidade ideal, no Renascimento, somente Palma Nova (1593) chegou, de fato, a ser executada. Sua função original era a de ser uma das fortificações avançadas do cinturão de defesa de Veneza.
Tendo seu plano atribuído a Vicenzo Scamozi, Palma Nova apresenta como formato um polígono de nove lados, com traçado regular, tendo suas principais ruas partindo de uma grande praça central, hexagonal em direção a pontos determinados junto às muralhas, sendo três delas a continuação das vias de acesso. Essa configuração resulta, segundo Morris (1992, p. 192), em um modelo harmonioso graças a uma complexa disposição de ruas radiais, três anéis concêntricos, doze ruas radiais adicionais e de seis pequenas praças secundárias situadas no interior das quadras.
Palma Nova conseguiu chegar até os dias atuais conservando seu traçado original, seu contorno fortificado e seus principais edifícios, sem que tais elementos tenham sido descaracterizados por desenvolvimentos posteriores.

uma das portas da cidade
Praça principal de Palma Nova, com os principais edifícios públicos

Igreja Matriz de Palma Nova, na praça principal da cidade
detalhe decorativo na porta de uma residência em Palma Nova, reproduzindo a planta da cidade e as estradas de acesso, que passam pelas três portas.
O texto completo sobre esse assunto pode ser visto no livro SIMBOLISMO E EXPRESSÃO, organizado por Gustavo Neiva Coelho e Milena d'Ayala Valva, Editora Vieira, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário