segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vila Boa nos jornais V

O jornal A Imprensa, de 30 de maio de 1914, publicou o seguinte artigo:

CINEMA LUSO-BRAZILEIRO

No principio do mez proximo, esta elegante casa de diversões, exibirá a importante pelicula colorida IN HOC SIGNO VINCES (Com este signal vencerás) da grandiosa e artistica fabrica "Savoia" de Torino.
A fita está dividida em 7 longas partes com 1198 quadros e representa um grandioso drama histórico passado 300 annos apóz Jesus Christo, reproduzindo os episodios gloriosos da epocha de Constantino.
Entram em scena mais de 3.000 personagens.
Os episodios commoventes e lancinantes que se focalisam na tela no decorrer da fita, mostrando as lutas que se deram entre o Christianismo e o paganismo prendem a attenção dos espectadores levando o seu enthusiasmo num continuo crescendo até chegar ao paroxismo.
Entre os quadros que mais relevo tem, destacaremos:
o martyrio dos christãos no circo;
a cruz de Christo apparecendo luminosa no azul celeste do céo;
a meiga face de Jesus brilhando entre as trevas e apontando para o "in hoc signo vinces",
o exercito de Constantino pondo em fuga o de Maxencio ou a vitoria dos christãos.
Estamos certos que toda a população acorrerá ao cinema Luso-Brazileiro para ver esta deslumbrante fita que causou sensação nas Capitaes onde foi exibida.
Além disso não é de genero livre como algumas que por aí se tem exibido.
Podemos adeantar mais, que se o publico secundar os esforços do proprietário do Luso-Brazileiro, Cel. Joaquim Guedes, em breve teremos todas as semanas um grandioso film de arte de 7 e 8 partes.
Sendo um pouco indiscretos, podemos desde já annunciar, que em seguida ao In Hoc Signo Vinces, o generoso povo goyano apreciará a afamada film "Quo Vadis?".
Todos pois ao cinema Luso-Brazileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário