Das cidades medievais italianas que passaram por transformações modernizantes, decorrentes de projetos pré-elaborados no decorrer dos séculos XV e XVI, Ferrara é a que se apresenta como o exemplo mais representativo e característico. Capital do território comandado pela família d’Este, a cidade passa por uma intervenção considerável, por volta de 1451, sob a administração do Conde Borso d’Este, com obras de saneamento, drenagens e alinhamento do canal, sobre o qual construiu uma via que, em certa medida, passa a orientar a nova ordenação urbana, com a criação de quarteirões, e a ampliação do espaço urbano, com a implantação de um novo perímetro de muralha.
Praça Ariostea, implantada com as transformações feitas por Ercole I d'Este
Detalhe do Palácio dos Diamantes, no cruzamento dos principais eixos da nova ampliação.
Estatua eqüestre de Nicolo III d'Este sobre arco, atribuida a Leon Battista Alberti
Catedral de Ferrara: edifício do período medieval
No final do século, novas reformas são efetivadas, com a expansão do centro urbano, construção de novas vias, mais largas e retilíneas, onde se estabelecem as principais residências nobres, ordenação das novas áreas a serem ocupadas, construções de uma nova muralha mais apropriada aos novos tempos e a construção de uma grande praça – a Praça Nova, atual Praça Ariostea – para onde deveria se transferir o centro cívico em oposição ao antigo, situado no centro da cidade velha.
No final do século, novas reformas são efetivadas, com a expansão do centro urbano, construção de novas vias, mais largas e retilíneas, onde se estabelecem as principais residências nobres, ordenação das novas áreas a serem ocupadas, construções de uma nova muralha mais apropriada aos novos tempos e a construção de uma grande praça – a Praça Nova, atual Praça Ariostea – para onde deveria se transferir o centro cívico em oposição ao antigo, situado no centro da cidade velha.
São definidos no novo espaço, dois importantes eixos que se cruzam de forma perpendicular, onde são construídos dois imponentes edifícios: o Palácio dos Diamantes e o Palácio Turchi-di-Bagno.
Detalhe do Palácio dos Diamantes, no cruzamento dos principais eixos da nova ampliação.
Palácio Turchi-di-Bagno, em frente ao Palácio dos Diamantes.
Com tais reformas, Ferrara passa a ser vista como um centro urbano que expressa um grau de modernidade sem comparação em toda a Europa, influenciando praticamente todos os projetos desenvolvidos para as principais cidades italianas, como Roma, Milão, Florença e Gênova.
Convém observar que, ao longo dos séculos em que esteve no comando da cidade de Ferrara, a família d’Este teve sempre a preocupação de promover não só melhorias urbanas, mas também cercar-se do que existia de mais refinado na cultura da época, hospedando artistas, poetas, escritores e teatrólogos, entre eles, Ariosto (Orlando Furioso), Tasso (Jerusalém Libertada), Piero della Francesa e Roger van der Weyden, entre outros. De acordo com Marco Folin, também Leon Battista Alberti esteve em Ferrara a convite do Conde d’Este, tendo executado aí seus primeiros projetos, como a estátua eqüestre de Nicolo III d’Este e a torre da catedral.
Com tais reformas, Ferrara passa a ser vista como um centro urbano que expressa um grau de modernidade sem comparação em toda a Europa, influenciando praticamente todos os projetos desenvolvidos para as principais cidades italianas, como Roma, Milão, Florença e Gênova.
Convém observar que, ao longo dos séculos em que esteve no comando da cidade de Ferrara, a família d’Este teve sempre a preocupação de promover não só melhorias urbanas, mas também cercar-se do que existia de mais refinado na cultura da época, hospedando artistas, poetas, escritores e teatrólogos, entre eles, Ariosto (Orlando Furioso), Tasso (Jerusalém Libertada), Piero della Francesa e Roger van der Weyden, entre outros. De acordo com Marco Folin, também Leon Battista Alberti esteve em Ferrara a convite do Conde d’Este, tendo executado aí seus primeiros projetos, como a estátua eqüestre de Nicolo III d’Este e a torre da catedral.
Estatua eqüestre de Nicolo III d'Este sobre arco, atribuida a Leon Battista Alberti
Torre da Catedral, atribuida a Leon Battista Alberti.
O palácio dos diamantes tem uma arquitectura muito proxima da casa dos bicos de Lisboa. Bom trabalho sobre Ferrara. Despertou a curiosidade.
ResponderExcluirAbraço do outro lado do Atlantico