quarta-feira, 6 de maio de 2009

Planos Diretores

O século XXI trouxe, para quem trabalha com o ordenamento do espaço urbano, a ampliação de uma série de discussões que permaneceram adormecidas ou descuidadas ao longo de um vasto período de tempo. Não que o debate tenha desaparecido, mas foi possível perceber uma arrefecida, quando o esperado era exatamente o contrário, em decorrência das necessidades apresentadas.
A criação do Ministério das Cidades e as novas exigências quanto ao planejamento e ordenação dos centros urbanos veio dar novo alento aos estudos, debates e mesmo a uma ampliação da atuação profissional de arquitetos e urbanistas.
Em meio a toda essa discussão, vários livros foram publicados – e novos trabalhos ainda estão sendo preparados – objetivando o incremento do debate e mesmo a orientação quanto ao que e como se comportar no atendimento às exigências decorrentes do planejamento.
Um dos livros surgidos em meio a esse processo é PLANOS DIRETORES: a experiência de Águas Lindas de Goiás (UCG, 2003) de Dirceu Trindade. De maneira didática e objetiva, o autor discute, na primeira metade do livro, questões relacionadas aos planos de desenvolvimento e de ordenação do espaço urbano, deixando a segunda metade da publicação para a análise do Plano Diretor elaborado pelo escritório Fernando Teixeira & Associados, para a cidade de Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal.
Leitura obrigatória para estudantes de arquitetura e profissionais da área, é um livro que não pode passar desapercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário