Foi, nos anos finais do século XIX e décadas iniciais do século XX, uma das maiores expressões no que se refere à cenografia de teatro, tendo trabalhado com Serguei Diaguilev e Aleksandr Benois, no grupo Mondo Dell’Art, fundado e dirigido pelos três, em São Petersburgo, em 1898. Foi professor de desenho, tendo lecionado, ainda na Rússia, para Marc Chagall.
com o título de "vestimenta moderna", esse trabalho datado de 1910, mostra claramente a passagem do Art Nouveau para o Art Déco, na obra de Bakst.
de 1911 é a bacante, para a encenação de Narciso, de Cerepnin, onde o déco aparece já com mais evidência.
desenhado especialmente para Nijinski, em 1911, para o balé La Peri, de Paul Dukas.
Desenhou cenários para a Ópera de Paris e para o Balé Russo, tendo trabalhado com Nijinsk e Ana Pavlova e preparado vestuário para peças de Stravinsk, Debussy e Rimski-Korsakov.
Seu trabalho, inicialmente desenvolvido dentro dos conceitos artísticos do Art Nouveau, migrou, com calma e competência para o Art Déco, sem traumas, sendo talvez a melhor demonstração de como a arte evoluiu em um processo natural na passagem do século, criando o espaço e as condições para tudo o que se produziu de moderno no período de entre-guerras.
Leon Bakst faleceu em 1924, sendo ainda hoje uma referencia mundial para a cenografia e para a produção déco.
Obs.: as imagens utilizadas são do livro Art Déco, de Camilla de la Bedoyere (Logos, 2006).
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