domingo, 26 de julho de 2009

Leon Bakst e a cenografia déco

Nascido na Rússia, em 1866, Leon Bakst estudou na Academia de Arte de São Petersburgo, concluindo, no entanto seu aprendizado em Paris.
Foi, nos anos finais do século XIX e décadas iniciais do século XX, uma das maiores expressões no que se refere à cenografia de teatro, tendo trabalhado com Serguei Diaguilev e Aleksandr Benois, no grupo Mondo Dell’Art, fundado e dirigido pelos três, em São Petersburgo, em 1898. Foi professor de desenho, tendo lecionado, ainda na Rússia, para Marc Chagall.

com o título de "vestimenta moderna", esse trabalho datado de 1910, mostra claramente a passagem do Art Nouveau para o Art Déco, na obra de Bakst.

de 1911 é a bacante, para a encenação de Narciso, de Cerepnin, onde o déco aparece já com mais evidência.

desenhado especialmente para Nijinski, em 1911, para o balé La Peri, de Paul Dukas.

Desenhou cenários para a Ópera de Paris e para o Balé Russo, tendo trabalhado com Nijinsk e Ana Pavlova e preparado vestuário para peças de Stravinsk, Debussy e Rimski-Korsakov.
Seu trabalho, inicialmente desenvolvido dentro dos conceitos artísticos do Art Nouveau, migrou, com calma e competência para o Art Déco, sem traumas, sendo talvez a melhor demonstração de como a arte evoluiu em um processo natural na passagem do século, criando o espaço e as condições para tudo o que se produziu de moderno no período de entre-guerras.

do início da década de 1920, "Chapeau de Marthe Callot" para a revista Bon Ton, já com as características do Art Déco bem definidas.


Leon Bakst faleceu em 1924, sendo ainda hoje uma referencia mundial para a cenografia e para a produção déco.

Obs.: as imagens utilizadas são do livro Art Déco, de Camilla de la Bedoyere (Logos, 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário