sábado, 25 de julho de 2009

um ofício setecentista


Luis da Cunha Menezes, governador de Goiás no período de 1778 a 1783, foi o terceiro administrador da Capitania, no período conhecido como “pombalino”, e o que mais cuidou do embelezamento da capital Vila Boa. Em sua administração foi construída a Aldeia Maria I – da qual falaremos em outra oportunidade – e foi elaborado um plano de desenvolvimento para a capital, seguido de um código de posturas. Foi providenciado também o levantamento topográfico e ocupacional da cidade, com o objetivo de direcionar as áreas de crescimento e futura ocupação, assim como a implantação de amplos passeios arborizados. O mapa resultante desse levantamento é um dos melhores trabalhos do gênero feitos para a capitania de Goiás, no século XVIII.

O documento aqui transcrito é o ofício com que o referido mapa é encaminhado ao secretário de estado da Marinha e Ultramar (Martinho de Melo e Castro), em 1784, quando Cunha Menezes já se encontrava na capital das Minas Gerais, para onde foi transferido ao sair do governo goiano.
Tanto o ofício quanto o mapa de Vila Boa se encontram no Arquivo Ultramarino, em Lisboa. Cópias dos mesmos podem ser encontradas no IPEHBC – Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central – em Goiânia.
Esse mapa, levantado pelo soldado dragão Manoel Ribeiro de Guimarães, será motivo de análise no próximo marcador Iconografia Vilaboense.


Tenho a honra de aprezentar
a V. Exª na carta Topográfica de Villa Boa ca
pital da Capitania de Goyas, o estado em que fi
cou aquella mesma capital quando della pa
sei para esta Villa Rica.
Deos guarde a V. Exª Villa
Rica 5 de junho de 1784
Ilmo Exmo Sor Martinho de Mello e Castro

Luis da Cunha Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário