segunda-feira, 24 de agosto de 2009

escritório técnico Richard Bloch

No decorrer da década de 1930, vários foram os profissionais ligados à construção civil que de uma forma ou de outra, tiveram seus trabalhos executados no estado de Goiás. Em princípio na nova capital Goiânia, mas também em várias cidades do interior. Na capital, era a demanda que atraia esses profissionais, já no interior, eram os proprietários que, interessados em acompanhar o desenvolvimento dos grandes centros, buscavam lá os profissionais que projetariam suas residências.
projeto comercial para o Setor Campinas, de fevereiro de 1936

projeto residencial-comercial, também para o Setor Campinas, de fevereiro de 1936

Sabemos, através de documentos e publicações da época, que José Amaral Neddermeyer desenvolveu projetos para Goiânia, Anápolis, Ipameri e Águas de São João, tanto através de seu escritório particular quanto através do Setor de Projetos do Governo.
Outro profissional que atuou no estado, nessa época, foi o arquiteto Richard Bloch, com projetos executados para Goiânia e Ipameri. Alguns de seus trabalhos apresentam São Paulo como sede de seu escritório, mas, alguns projetos, principalmente aqueles executados para o Setor Campinas, da capital, indicam como endereço de seu escritório a Av. Anhanguera, no centro da cidade.
projeto de edifício para consultórios, para o Setor Campinas, de julho de 1936

São projetos residenciais, comerciais e de modernização de fachadas, o que era encomendado com muita freqüência, a vários profissionais, principalmente para o Setor Campinas. Sabe-se, por informações de familiares, que Simão Edreira contratou a execução de três projetos a serem construídos na cidade de Ipameri, para cada uma de suas filhas casadas.

projeto para a fachada de um edifício residencial-comercial na cidade de Ipameri, de agosto de 1938

Pouca coisa se sabe sobre o profissional e seu escritório, mas, no Arquivo do Estado, em Goiânia e no arquivo do Instituto Simão Edreira, em Ipameri, é possível encontrar cópias de projetos com sua assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário