quinta-feira, 20 de agosto de 2009

vultos catalanos, de Coelho Vaz


Em 1959, quando a cidade de Catalão comemorou seu primeiro centenário, foi feito o lançamento da primeira edição do livro Vultos Catalanos (Uberaba: Zebu, 1959), primeiro trabalho publicado do poeta Geraldo Coelho Vaz, à época com dezenove anos incompletos.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, Geraldo Coelho Vaz foi, ao longo do tempo, secretário estadual de cultura, presidente da União Brasileira de Escritores – Goiás (UBE-GO), presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e da Academia Goiana de Letras (AGL).

Coelho Vaz, em desenho de Rocha
Em 2009, quando a cidade de Catalão comemora seu sesquicentenário, volta o escritor Geraldo Coelho Vaz com a terceira edição do livro Vultos Catalanos (Goiânia: Kelps, 2009), acrescido de uma imensa lista de novos personagens que surgiram no cenário cultural de sua cidade no decorrer dos cinqüenta anos que separam essa daquela primeira edição. Trabalho de fôlego em que o autor faz uma extensa pesquisa abordando a produção literária de autores nascidos ou que viveram em Catalão, incluindo nesse último grupo, nomes como os de Bernardo Guimarães e Fagundes Varella.
Vultos Catalanos é uma das principais obras de referências sobre a produção cultural dessa cidade, sendo leitura obrigatória para quem atua na área da cultura em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário