terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vila Boa nos jornais XVI

o jornal A Tribuna Livre, de 21 de maio de 1879, publicou a seguinte indignação:

ONDE ESTA A POLICIA?

É uma interrogação que escapa dos labios de todos e que por nossa vez fazemos tambem.
Existirá por ventura entre nós essa autoridade que o estado gratifica com 5 contos de reis annuaes para zelar da tranquilidade publica?
Innumeros casos se dão constantemente: este queixa-se de que lhe roubarão. Aquelle que foi espancado, outro que foi injuriado publicamente com palavras... e a policia não apparece para ao menos tomar conhecimento dos factos! Onde estará ella?
Há poucos dias um cidadão, em companhia de um outro, foi aggredido por um homem armado de cacete; este consegue deitar por terra o aggredido, da-lhe com a arma e satisfeito o seu intento foge e deapparece sem que ninguem viesse em socorro do offendido.
A vista desse facto escandaloso, acontecido em uma das ruas mais publicas d’esta cidade, era de esperar-se que fossem tomadas quaiquer providências no sentido de descobrir-se o criminoso; porem nada se fez nem se fará, porque a policia dorme a bom dormir, acordando para saborear o seu eterno dolce far niente.
Lastimando um tal estado de cousas, cumprimos um dever pedindo encarecidamente ao Sr. Dr. Chefe de Policia para que, se não se julga com animo de desempenhar o cargo, peça a sua exoneração.
S.S. não pode mesmo occupar uma posição d’essa ordem porque, alem de ser de sua natureza baldo de energia, não tem aquella qualidade, que é propria em homens de posição elevada – força moral. E nem S.S. a pode Ter...
Nas cisrcunstancias actuais em que nos achamos natural, naturalissimo será encontrarmos a cada passo com individuos armados para garantirem-se de qualquer ataque de um malfeitor, e nem a policia deve impedir esse abuso, porque ella propria o autorisa com a impunidade do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário