domingo, 9 de agosto de 2009

Goiandira: fotos antigas

Fundada no decorrer das primeiras décadas do século XX, no município de Catalão, a cidade de Goiandira surgiu em decorrência da chegada da linha ferroviária a Goiás. Constituiu-se, logo de inicio, no ponto de entroncamento das duas linhas ferroviárias que chegavam naquele momento ao interior goiano, vindo uma de Belo Horizonte, via sede do município e a outra, de São Paulo, via Araguari, no Triângulo Mineiro.
As fotos aqui apresentadas, assinadas por Foto Guito, mostram a cidade na primeira metade do século, ainda em construção, sem pavimentação nas ruas, alguns de seus monumentos e construções de destaque.

grupo de pessoas passando sobre o viaduto da via férrea

praça situada no final da rua anterior, com o relógio déco ainda em construção

igreja matriz, de dimensões mais avantajadas que a de Catalão à época
praça situada junto à segunda estação ferroviária construída na cidade. Ao fundo, torre simbólica construída pelo movimento em defesa do petróleo nacional

residência ainda existente, construída com influencia da arquitetura ferroviária

2 comentários:

  1. Adorei as fotos da minha cidade, ainda existem muitas dessa espécie por aqui, é muito bom saber como era minha cidade bem antes de eu nascer.

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo ja morei nesta cidade tenho otimas recordaçoes da minha infancia

    ResponderExcluir