domingo, 9 de agosto de 2009

Goiandira: fotos antigas

Fundada no decorrer das primeiras décadas do século XX, no município de Catalão, a cidade de Goiandira surgiu em decorrência da chegada da linha ferroviária a Goiás. Constituiu-se, logo de inicio, no ponto de entroncamento das duas linhas ferroviárias que chegavam naquele momento ao interior goiano, vindo uma de Belo Horizonte, via sede do município e a outra, de São Paulo, via Araguari, no Triângulo Mineiro.
As fotos aqui apresentadas, assinadas por Foto Guito, mostram a cidade na primeira metade do século, ainda em construção, sem pavimentação nas ruas, alguns de seus monumentos e construções de destaque.

grupo de pessoas passando sobre o viaduto da via férrea

praça situada no final da rua anterior, com o relógio déco ainda em construção

igreja matriz, de dimensões mais avantajadas que a de Catalão à época
praça situada junto à segunda estação ferroviária construída na cidade. Ao fundo, torre simbólica construída pelo movimento em defesa do petróleo nacional

residência ainda existente, construída com influencia da arquitetura ferroviária

4 comentários:

  1. Adorei as fotos da minha cidade, ainda existem muitas dessa espécie por aqui, é muito bom saber como era minha cidade bem antes de eu nascer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve lembrar o q aconteceu no ano de 1966 no dia 06 novembro por volta das 17h45 na Rua Joaquim Neto na casa do seu Onosífero Mariano?

      Excluir
  2. muito bom mesmo ja morei nesta cidade tenho otimas recordaçoes da minha infancia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lembra q em 1966 no dia 06 de novembro em um domingo por volta das 17h45 na Rua Joaquim Neto n65 o q aconteceu? Se não pergunte aos mais antigos.

      Excluir