sábado, 15 de agosto de 2009

projetos de Frederico Schmaltz em Ipameri


Um dos profissionais de maior produção no decorrer da década de 1920, na cidade de Ipameri, Frederico Schmaltz deixou um considerável volume de projetos para edifícios, principalmente residenciais, naquela cidade.
Apesar de mostrar um amplo conhecimento dos elementos decorativos e de composição de fachada, utilizados nos centros de maior desenvolvimento do litoral, seus projetos apresentam uma simplicidade extrema na organização e distribuição das plantas e mesmo das fachadas, onde estão presentes as platibandas, vergas e elementos em relevo, desenhados também com muita simplicidade.
São projetos que apresentam, em sua maioria, características neoclássicas, tendo utilizado também um ou outro elemento de um ecletismo simplificado. Alguns dos trabalhos de Schmaltz são desenhados em tecido, outros em papel linho.

projeto elaborado para José Celestino da Silva, em 1920

projeto para Azarias Rodrigues de Araújo, em 1922

projeto para Euzébio Barbosa, em 1924

projeto para José Barbalho, em 1928

projeto para Oliveiros Schmaltz, em 1928
projeto para José Alquemim, também em 1928

No decorrer de primeira metade do século XX, Frederico Schmaltz e Leone Ceva – de quem já falamos aqui – foram os profissionais que mais atuaram em Ipameri, na elaboração de projetos arquitetônicos.

Obs.: também esses projetos têm seus originais arquivados no Instituto Simão Edreira, na cidade de Ipameri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário