segunda-feira, 31 de agosto de 2009

José A. Neddermeyer e o Congresso Eucarístico

Em outubro de 1948, realizou-se em Goiânia, o Congresso Eucarístico de Goiânia, comemorando o Jubileu Episcopal do arcebispo D. Emmanuel Gomes de Oliveira.
Tal celebração aconteceu na Praça Cívica, em frente ao palácio do governo, sendo para tanto, construído um altar monumental, com espaço para celebração e abrigo para autoridades, à frente do qual foram instalados bancos para a população em geral.
O projeto do altar ficou a cargo do arquiteto José Amaral Neddermeyer, que apresentou um desenho com características art déco que, teve toda a sua monumentalidade totalmente integrada ao espaço e conjunto arquitetônico da praça, cujos edifícios seguem o mesmo modelo utilizado no monumento.
O altar da celebração, situado no centro de uma ampla esplanada horizontal, cujo acesso é feito por dois largos conjuntos de degraus, encontra-se ao pé do monumento eucarístico. De cada lado do monumento dois conjuntos de quatro colunas encimadas por bandeiras imprimem um caráter de verticalidade e equilíbrio, próprios do déco.
vista do altar monumental com os prédios do governo ao fundo
o altar visto do terraço do palácio do governo

vista noturna do monumento com predominância das linhas verticais


Um comentário: